20/11/2015

Iniciou hoje, 20, o curso “Emergências Médicas em Odontologia” realizado pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO-TO) e ministrado pelo professor Ivan Haidamus, que, durante o primeiro dia de curso, lançou o seu livro “Urgências e Emergências Médicas no Consultório Odontológico”, escrito em parceria com a ABO.

O uso de anestesias, cuidados que devem ser tomados quando o paciente possui alguma doença e a diferença entre urgência e emergência foram alguns dos temas abordados durante o primeiro dia de curso. “Urgência é aquilo que, de uma forma geral, não mata o paciente. Emergência é uma situação em que a pessoa corre risco de morte”, explicou o professor. 

Segundo Ivan, o tema urgência e emergência é pouco visto nas faculdades de odontologia, mas é de suma importância, uma vez que a todo momento se tem pacientes com alguma doença que precisam de um atendimento diferenciado. “Se a pessoa tem problema no rim, ela não pode tomar qualquer tipo de anti-inflamatório porque há alguns remédios que agravam o problema. É justamente para evitar situações como essa que o tema é relevante”, exemplificou. 

Em relação ao livro, o professor conta que da experiência surgiu a teoria. “Pra fazer o livro foi preciso ter contato hospitalar. Eu trabalhei nessa área durante seis anos”. A obra é dividida em duas partes, a primeira sobre emergências médicas e a segunda sobre o tratamento em pacientes com necessidades especiais, como diabetes e hipertensão. Esses assuntos presentes no livro também serão tratados ao longo do curso.