30/10/2017

A semana começou com capacitação para de 35 odontólogos, em Palmas. A turma participou nesta segunda-feira, 30, do curso de Tratamento da Classe II Mandibular, com uso de Protratores, ministrado pelo Doutor em patologia bucal pela Universidade de São Paulo e professor do departamento de odontologia da Universidade Estadual de Maringá-PR, Laurindo Zanco Furquim.

Com carga horária de 8 horas, o curso foi mais uma realização da Associação Brasileira de Odontologia Seção Tocantins (ABO-TO), com a coordenação das mestras em ortodontia, Maria Aparecida Ferreira Sobreiro e Elghislaine Xavier.

Esta foi a primeira vez que o professor Laurindo Zanco Furquim, ministrou curso no Tocantins. Durante todo o dia ele dividiu seus conhecimentos e experiências na odontologia, com ênfase em ortodontia, atuando principalmente em tratamento de adultos, cirurgia ortognática, protração maxilar, pacientes padrão II com deficiência mandibular, reabsorções dentárias, apneia do sono e agenesias de incisivos laterais.

Em sua explanação o professor Furquim falou sobre o funcionamento do Aparelho de Protração Mandibular (APM), desenvolvido pelo odontólogo brasileiro Carlos Martins Coelho, de São Luís do Maranhão.  "É um aparelho que avança os dentes inferiores para frente, então você está corrigindo o que de fato está errado. A impressão que a gente tem é que os dentes superiores estão projetados para frente, mas na verdade é a mandíbula que não cresceu, e nós temos pouco poder sobre o osso, mas muito poder sobre os dentes, então fazemos o tratamento compensatório, levando os dentes inferiores para frente para minimizar o defeito que é esquelético”, explicou.

O curso teve carga horária de 8h e ocorreu na sala de eventos do Hotel Italian, em Palmas.