13/12/2017

O Estatuto da  Associação Brasileira de Odontologia, seção Tocantins (ABO-TO), passou por alterações nesta terça-feira, 12, durante Assembleia  Extraordinária realizada na sede do órgão em Palmas.

Com aprovação unânime, o artigo 40 foi modificado e o mandato da diretoria da Associação foi alterado de dois para três anos. Segundo o presidente da entidade, Frederico Guedes Valadares, a mudança segue uma orientação da ABO nacional e adequa o estatuto tocantinense a realidade nacional. “A ABO Tocantins era a única que ainda possuía mandato de dois anos”, informou.

O artigo 45 também foi alterado e a diretoria agora fica composta por presidente, vice-presidente, tesoureiro geral, 1º tesoureiro, secretário-geral e 1º secretário.

Nos artigos 57 e 61 que tratam dos Conselhos Consultivo  e Fiscal do órgão, os associados presentes, aprovaram a retirada do “caráter deliberativo” dos conselhos, deixando mais clara a função de cada um deles. Desta forma nos novos textos, o conselho consultivo passa a ter caráter especificamente consultivo e o conselho fiscal o papel fiscalizador.

As modificações agora devem ser publicadas e, imediatamente adotadas pela instituição. O Presidente ainda lembrou a todos que alterações como estas estão sendo realizadas por todas as ABO’s nos Estados, que devem se adequar às mudanças impostas pelo novo Código Civil Brasileiro.