15/08/2013

A Associação Brasileira de Odontologia no Tocantins (ABO-TO) esteve presente no curso de capacitação para agentes comunitários de saúde na manhã desta quinta-feira, 15, no auditório da ATM. O curso é uma iniciativa da Colgate-Palmolive em parceria com a Secretária de Saúde do Estado.

O curso pretende capacitar todos os agentes de Saúde do estado, sendo que duas turmas já foram treinadas em Araguaína e hoje os profissionais da região norte e central do estado receberam treinamentos.

Para o presidente da ABO-TO, José Claúdio Lois, o curso é fundamental para a prevenção de doenças bucais na população. “Os agentes comunitários de saúde são as pessoas que vão divulgar para as famílias os cuidados com os dentes, com isso vão ajudar na prevenção”, falou Lois. Segundo o presidente, a ABO-TO é uma escola de qualificação profissional e um curso para educação odontológica não poderia deixar de ser apoiado pela Associação.

A diretora de relações profissionais e programas de educação para saúde da Colgate-Palmolive, Patrícia Bella Costa falou que esse treinamento que iniciou no Ministério da Saúde e o Tocantins é o primeiro estado que está recebendo o curso para todos os seus municípios. Segundo a diretora a ideia deste curso é que mais pessoas tenham acesso a educação para saúde bucal. Patrícia disse que o interesse de trazer o curso para o Tocantins surgiu após uma visita que ela realizou na ABO-TO. “A minha sugestão foi rapidamente apoiada pela secretária de saúde do Estado e pela ABO-TO”, explicou Patrícia.

A chefe de gabinete da Secretária de Saúde do Estado, Valquíria Rezende declarou que a Secretária de Saúde acredita que investir na prevenção é o caminho correto e para isso é preciso capacitar os agentes de saúde. “Nós melhoramos a saúde da população quando treinamos os agentes de saúde”, falou Valquíria.

A agente de saúde da quadra 305 Norte de Palmas, Cleudia Meira Mesquista Sousa participou do treinamento e disse que aprendeu mais e agora vai passar para a população de sua quadra. “Muitas pessoas não vão ao posto de saúde por isso nós temos que passar as informações para eles”, falou Cleudia.

O curso foi ministrado pela professora da Universidade de São Paulo – USP, Maria Ercília de Araújo que ensinou desde a higienização das mãos até a saúde bucal. A professora pediu aos participantes que levem o conhecimento para os colegas de trabalho que não puderam prestigiar e que discutam sobre a saúde bucal. “A ideia é ampliar o conhecimento de saúde bucal dos agentes”, disse Maria.