28/10/2019

A Associação Brasileira de Odontologia, seção Tocantins (ABO-TO), completa no dia 28 de outubro, 25 anos.  Foi criada em Araguaína com a finalidade de representar a Odontologia no Tocantins, fortalecendo a categoria profissional dos cirurgiões-dentistas, se comprometendo com o crescimento humano de seus associados e o bem-estar da sociedade.

Nestes 25 anos, estiveram à frente da instituição os cirurgiões-dentistas Alessandro de Souza Costa, Gustavo Jaime Perpétuo Coelho, Fernanda Manso, Dione Lima Teixeira, Luís Fernando Varrone, José Claudio Lois e Frederico Valadares.

A história, que se iniciou em Araguaína, deu continuidade em Palmas com a transferência em 1994 e, em 2000, com a construção da sede, onde hoje são feitos os cursos e atendimentos. Atualmente, são 1.283 associados em todo o estado. “A ABO- TO conta com 24 consultórios, um laboratório com 15 equipos e duas salas de aula. Estrutura, que acolhe os alunos e também os pacientes, proporcionando um atendimento de excelência”, ressalta o presidente.

Os números não param por aí, no compromisso de oferecer capacitação aos cirurgiões-dentistas, universitários do Estado e região, a ABO-TO nesses 25 anos formou 3.120 alunos. Foram 335 cursos oferecidos, sendo 78 especializações, 134 atualizações, 48 imersões e 75 eventos.  Passaram ainda pela Associação, 486 professores que contribuíram e ainda contribuem com a formação de inúmeros profissionais que estão no mercado.

“Podemos dizer, com toda segurança, que os profissionais que dão aula ABO-TO estão entre os melhores do Brasil. Estão sempre conectados com o que há de mais moderno na área da odontologia para passar para os seus alunos. Uma troca que há 25 anos vêm contribuindo com a formação de vários profissionais”, observa Valadares.

A ABO-TO também promove um trabalho junto à comunidade. Nestas mais de duas décadas, foram atendidos 37.440 pacientes através detratamentos odontológicos realizados durante os cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização, além dos trabalhos de ação social que são desenvolvidos em parceria com as Secretarias Municipal de Saúde e de Assistência Social, para atendimento de crianças carentes do município.

“Há 25 anos, a ABO-TO faz um trabalho de excelência, valorizando e fortalecendo os profissionais, bem como cumprindo um papel social de atender e interagir com a sociedade do Tocantins”, afirma o presidente