08/05/2013

<p style="text-align: justify;"> <span style="font-size:12px;">A placa de mordida anterior, posições e movimentos da mandíbula, dor referida e importância do ajuste oclusal para clínicos foi o tema da última Prata da Casa, projeto da Associação Brasileira de Odontologia – Secção Tocantins que oferece palestras gratuitas na primeira terça-feira do mês na sede da ABO-TO.

“Esse tema desperta curiosidade. É uma aula muito relevante dentro da nossa área e permite que o profissional trate o difusor da ATM com outros métodos”, disse o presidente da ABO-TO, José Cláudio Lóis.

A última Prata da Casa foi ministrada pelo mestre em ciências pela UFSC e Post Doctoral em dores orofaciais pela Harvard, Omar Franklin Molina. Durante a palestra Molina abordou tipos de dores e sua relação com a anatomia, neurofisiologia e psicologia. Segundo o pós-doutor essa área é complexa e a abertura das organizações científicas para o estudo desse tema ainda é recente.

 “Esses estudos acrescentam muito para a odontologia em geral e trazem muitas vantagens para a população. Abre campo para os colegas e possibilita que as pessoas procurarem mais tratamentos porque tem um efeito psicossocial” disse Molina.

O palestrante mencionou que muitos brasileiros têm dores de cabeça, tomam remédios e não conhecem a causa. De acordo com Molina as dores de cabeça podem estar associadas a problemas musculares, articulares e de odontologia. O ideal seria trabalhar em equipe com outras áreas.

“Muitos desses pacientes, que sofrem de dores de cabeça, não vão se curar nunca. E isso tem cura. Temos que mostrar isso para os nossos colegas para ter um efeito multiplicador. Para que a sociedade fique sabendo que o tratamento existe”, conclui o palestrante.

Trajetória acadêmica do palestrante

Mestre em ciências UFSC (Brasil); Cursos de Aclusão e ATM, American Equilibration Society (Chicago) e University of New York (USA); Post Doctoral em Dores Orofaciais, Harvard University; Ex visitante distinguido e pesquisador associado sete anos, Unisersity of Texas; Pesquisador em Dor Orofacial UNIRG. Mais de 100 cursos e conferências ministradas no Brasil, no Paraguai, em El Salvador, na Austrália e nos Estados Unidos. Professor de oclusão e dor orofacial da UNIRG-TO.

Bibliografia

Livros e 38 artigos científicos publicados, cinco artigos científicos em andamento, autor da teoria sobre etiologia do bruxismo (A Quarta Teoria). </span></p>