18/10/2018

Pela primeira vez no Tocantins, o Dr. Sidney Kina, especialista na área de  odontologia estética, prótese dentária e odontogeriatria, abriu as comemorações da Associação Brasileira de Odontologia, seção Tocantins (ABO-TO), alusivas ao Dia do Dentista, celebrado na próxima  quinta-feira, 25 de outubro. Com o curso Reabilitação oral adesiva: técnicas e materiais em casos de aumento de DVO e alteração de padrão oclusal, Kina envolveu quase 100 odontólogos  nesta quinta, 18, no auditório do Itpac em Palmas.

O odontólogo paranaense  iniciou convidando todos os participantes a se concentrarem e usarem a Zen Filosofia, técnica oriental, para contemplarem o tempo presente e aproveitarem ao máximo, “ser Zen é tentar se concentrar no momento presente”.

Ao entrar no conteúdo da capacitação, o especialista afirmou que atualmente todos os tipos de restauração podem e devem ser trabalhadas em cima da ideia de adesão. “A pretensão desta palestra é discutir alguns conceitos da odontologia restauradora a partir de uma filosofia de fazer as restaurações por um procedimento adesivo, de tal maneira que eu consiga fazer uma simbiose entre a restauração e a estrutura dentária e não mais aquela relação parasitária entre a restauração e o dente”, explicou.   

Durante mais de 4 horas Sidney Kina abordou sobre materiais, técnicas e apresentou cases onde restaurações por adesão foram trabalhadas. O especialista também falou sobre a mudança no perfil dos pacientes, de acordo com ele, na década de 90 as principais demandas eram cáries e problemas periodontais, mas a prevenção e conscientização mudou esta realidade. “A medida que a cárie diminuiu outras lesões foram aparecendo, lesões que destroem superfícies e com isso, basicamente precisamos laminar os dentes e isso se faz através da adesão”, complementou.

Currículo

Sidney Kina é cirurgião-dentista e atua em Maringá/PR desde 1991 na área de Odontologia Estética, Prótese Dentária e Odontogeriatria. Se graduou em Odontologia pela universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis (1989); fez Mestrado em Clínica Odontológica na Unicamp (2000) e Doutorado em Prótese Dentária pela Unesp (2014).

Dia do Dentista

O presidente da ABO-TO, Frederico Valadares, agradeceu a disponibilidade de Sidney Kina em falar aos odontólogos do Tocantins, “é uma referência nacional em sua área, estamos muito felizes em trazê-lo ao Tocantins”.

Durante os próximos dias duas novas palestras serão ofertadas aos odontólogos. “A ABO com sua missão de oferecer cursos de qualidade aos cirurgiões dentistas do Tocantins, nessa semana que se comemora o Dia do Dentista procurou trazer palestrantes de renome nacional e também valorizar palestrantes e professores do nosso Estado. É a união da parte científica, da força de vontade da ABO em promover esses eventos e também dos colegas em entender o quanto isso é importância”, afirmou Valadares.

Programação

No próximo dia 23 será a vez do curso Odontopediatria, clínica baseada em evidências: desafios e considerações, com a Dra. Cintia Ferreira Gonçalves, às 19h, na sede da ABO-Tocantins. Já no dia 25 o curso será com o Dr. Gustavo Gomes de Oliveira, sobre Clareamento Dental e restaurações diretas: função e estética com simplicidade, também às 19h, na sala 13 – Anexo I, do Itpac. As duas palestras são gratuitas.