09/04/2015
No dia Mundial da Saúde, o Sindicato de Cirurgiões Dentistas (Sicideto) realizou uma audiência pública com profissionais da odontologia que se mobilizam para tornar lei a presença do Cirurgião Dentista nos hospitais da rede pública juntamente com as deputadas Valderez Castelo Branco (PP) e contou também com a presença dos deputados Luana Ribeiro (PR) e Olyntho Neto (PSDB).
A reunião contou com a presença de representantes da Associação Brasileira de Odontologia Hospitalar (Abraoh), Conselho Regional de Odontologia (CRO) e da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).
Preenchida na maior parte do tempo por palestras, a audiência teve como base a Odontologia Hospitalar. Foi defendida a tese de que a medida seria benéfica tanto para os pacientes quanto para o erário público. Isso porque, de acordo com a Cirurgiã Dentista Dra. Sheila Dias, muitas doenças que "começam pela boca" seriam prevenidas e assim se evitaria o agravamento de até 40% dos casos e a redução do tempo de internação em até nove dias.
Outra vantagem alegada, durante os pronunciamentos, é a melhoria do atendimento para pacientes especiais. De acordo com as Cirurgiãs Dentistas Dra. Ana Paula Mundin e Dra. Cinthia Ferreira Gonçalves, o conceito não se aplica apenas a portadores de deficiência física ou mental, mas também a gestantes, idosos, cadeirantes, diabéticos e acamados.
Para o presidente da ABO-TO, José Claudio Lóis, é preciso que as entidades se unam para defender o coro do respeito com odontologia. “A iniciativa é super válida, pois as entidades de classe estão num momento de engajamento em defesa dos interesses da profissão. As entidades de classe precisam ser envolvidas nas decisões de governo, seja na esfera estadual ou municipal e buscar o equilíbrio e dignidade para a odontologia”, reforçou o presidente.
Para o presidente do Sicideto, Ricardo Camolesi, a audiência foi um sucesso.
“As entidades da Classe Odontológica tem se empenhado muito nas questões. A pauta da audiência não era somente odontologia hospitalar, o nosso empenho é para a classe odontológica como um todo”, disse o presidente.
(Com informações da Secom Sicideto)