18/11/2014

<p style="text-align: justify;"> Na manhã desta terça-feira, 18, no auditório do Ministério Público Estadual, foi realizado o Simpósio de Biossegurança, promovido pela Vigilância Sanitária, e com apoio da Associação Brasileira de Odontologia - Seção Tocantins. O Simpósio teve por objetivo abordar pontos importantes na segurança sanitária nos processos de esterilização, limpeza e reutilização de instrumentais que são utilizados na odontologia.

Segundo a gerente da Vigilância Sanitária Municipal, Silvana Teixeira, foi realizada uma pesquisa onde o órgão conseguiu identificar os principais problemas na odontologia. “Para o tema de hoje do simpósio trouxemos uma palestrante de renome nacional com foco na esterilização”. A gerente ainda ressaltou a importância das parcerias da Vigilância Sanitária com as Associações. “Nós preferimos educar ao punir, então, quando juntamos essas forças conseguimos fazer os combinados da saúde dentro da legislação, para que não tenhamos que punir”, disse Silvana Teixeira.

O presidente da ABO nacional, Luiz Fernando Varrone, também esteve presente e frisou a necessidade dos cirurgiões dentistas participarem desses eventos. “Um evento como esse, alerta e atualiza o cirurgião dentista sobre a importância da esterilização. Etapa simples que faz toda a diferença ao final da cirurgia”, destacou o presidente. “É importante essa aproximação dos profissionais com a Vigilância Sanitária, não como órgão punitivo, mas sim um órgão que nos traz soluções”, salientou Varrone.

Para o presidente da ABO Tocantins, José Cláudio Lóis, esse evento vem trazer ao profissional novas práticas na esterilização e nos cuidados ao seu consultório, oferecendo um trabalho com maior segurança aos pacientes. “Entendemos a importância da parceria com a Vigilância Sanitária não pelo fato de ser um órgão regulador, mas, no sentido de orientar os profissionais nos procedimentos executados nos seus consultórios”, reforçou o presidente.</p>