28/06/2019

“Transferir conhecimento sobre clareamento, com técnicas seguras, uso correto de materiais e que o resultado seja estético, mas, sobretudo natural”.  Palavras do professor mestre Rafael Decurcio, na abertura do Curso de “Clareamento Dental da Biologia ao Resultado”, realizado nesta sexta-feira, 28, no auditório do Sebrae, em Palmas. O evento realizado pela Associação Brasileira de Odontologia, secção Tocantins, contou com a presença do presidente, Frederico Valadares.

Decurcio ressaltou que o clareamento é hoje um dos procedimentos mais procurados nos consultórios, por isso, é preciso discutir ciência e resultado. “O clareamento entra como uma etapa conservadora dos procedimentos estéticos porque não há alteração da estrutura dental. A gente obtém resultados estéticos sem que haja nenhuma intervenção direta na estrutura dental”, observou.

O professor alertou ainda que o mercado oferece muitos materiais e muitas opções técnicas pra se fazer o clareamento, no entanto, é preciso entender os limites biológicos da intervenção. “O que o organismo é capaz de suportar pra um resultado estético”.

A diferença entre clareamento e branqueamento também foi destacada. “As pessoas, às vezes, por uso incorreto, por uso exagerado ou equívoco na seleção do material promove um resultado chamado de branqueamento que  tem alteração de estrutural do esmalte”.

O professor
Rafael Decurcio é mestre em Reabilitação Oral, especialista em Periodontia e autor do livro – “Facetas, Lentes de Contato Fragmentos Cerâmicos”.