19/11/2017

O curso de Ortodontia, promovido pela da Associação Brasileira de Odontologia, seção Tocantins (ABO-TO), recebe alunos de várias regiões do país que buscam aprimoramento profissional de qualidade. Adriana Victor de Barros (CRO-BA 12975), odontóloga de Luís Eduardo Magalhães – BA, integra o grupo de alunos da especialização que atuam em outros estados. No mês de outubro ela ganhou destaque nacional ao apresentar o trabalho de “Tratamento de Classe II, Respirador Bucal, com Ortodontia Miofuncional - Sistema Myobrace” no 2º CIOM - Congresso Internacional de Ortodontia Miofuncional, conquistando o 1º lugar na premiação dos melhores trabalhos.

O caso apresentado foi o de um paciente de 9 anos, atendido pela ABO-TO em tratamento ortodôntico. “Os dentista que já usam a técnica poderiam apresentar painéis com caso clínico de pacientes. Enviei um caso do meu paciente que faz tratamento na ABO-TO, conquistando o 1º lugar. Me sinto grata pelo prêmio, ele reflete meu esforço e estudo, o acompanhamento e ensino dos meus mestres e a dedicação do meu querido paciente e sua família. Porém, o mais  importante é reforçar como nós  dentistas podemos oferecer aos nossos pacientes tratamentos  ainda na infância  que proporcionam melhor qualidade de vida”, ressaltou Dra. Adriana.  

No relato do caso a dentista descreveu que ao iniciar o tratamento a queixa principal era que o paciente dormia com a boca aberta e tinha dentes desalinhados. Nos exames miofuncional e facial foram observadas face típica de respirador bucal, olhos caídos, olheiras, falta de selamento labial, respiração bucal predominante, musculatura perioral hipotônica, posição de língua baixa, deglutição atípica e hiperatividade do músculo mentoniano. Pelo exame clínico constatou-se relação de Classe II de molar bilateral e canino esquerdo, com overjet de 6 mm, palato profundo, apinhamento anterior superior e inferior, desvio de linha média inferir para esquerda.

Após o diagnóstico e análises, de acordo com o relato, foi planejado Disjunção Rápida da Maxila com disjuntor de McNamara para tornar o palato mais amplo e obter ganho ósseo, seguido do Sistema Myobrace com os aparelhos T4K flexível, K2, e k3, para que houvesse avanço de mandíbula, reeducação da postura lingual no palato, auxílio no relaxamento do mentoniano,  vedamento labial e reestabelecer a respiração nasal.

“O tratamento iniciou em 1º de setembro 2015 com a instalação do Disjuntor Maxilar McNamara com indicação de abertura de 2/4 de voltas de 12 em 12 horas por sete dias e com permanência de 5 meses. Imediatamente após a remoção do McNamara iniciou-se o tratamento com Ortodontia Miofuncional com o T4K flexível, onde foi indicado uso diurno de 1 a 2 horas e todas as noites para dormir e os exercícios do caderno de atividades diariamente, assim como recomenda o fabricante”, apresentou a odontóloga em relato do caso.

O paciente atualmente permanece em tratamento, com acompanhamentos mensais, quando paciente e responsável são instruídos sobre os exercícios fonoarticulatórios do caderno de atividades. “A mudança de fase para o aparelho Miofuncional K2 ocorreu após 10 meses de uso T4K. Como resultado podemos observar melhora na face e perfil do paciente, melhora no retrognatismo mandibular, selamento labial, melhor posicionamento de língua e respiração”, explica a Dra. Adriana Victor de Barros.

Sobre o CIOM

O 2º CIOM - Congresso Internacional de Ortodontia Miofuncional, ocorreu em São Paulo, nos dias 26, 27 e 28 de outubro. O evento reuniu palestrantes internacionais e de diversas regiões do Brasil para abordar a Ortodontia Miofuncional por meio dos pontos de vista: científico, clínico e comercial, permeando por temáticas como respiração, postura, DTM, bruxismo, distúrbios do sono, revolucionando os conhecimentos dos participantes.