22/08/2013

<p style="text-align: justify;"> Na tarde desta quarta-feira, 22, a Semana Odontológica do Tocantins teve início com palestra da cirurgiã dentista Claudia Baiseredo com o tema “A Inserção e Atuação do Cirurgião Dentista na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”. A palestrante falou inicialmente do histórico desse tipo de procedimento no mundo, no Brasil e, posteriormente, da legislação que regulamenta esse ato, o Projeto de Lei 2.776/2008, que torna obrigatória a presença de cirurgiões dentistas em UTI’s. Para exemplificar experiências profissionais, Claudia utilizou-se de estudos de caso atendidos por ela.

Sobre o convite feito pela Associação Brasileira de Odontologia seção Tocantins (ABO-TO) Claudia disse estar contente. “Estou muito feliz em visitar o Tocantins e perceber que o estado, apesar de novo, se antecipa ao Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. O Tocantins está atuando e se fazendo ver. O trabalho aqui tem sido efetivo”, concluiu.

Estudante do 8° Período de Odontologia no ITPAC/Porto, Thatielly Iaccino, ficou surpreendida com a palestra da Prof. Claudia Baiseredo. “A odontologia hospitalar é uma área fantástica! Deveria ser mais valorizada por cirurgiões dentistas e também estimulada em políticas de saúde pública”, solicitou. Sobre a palestra ela afirmou que as palavras de Claudia expandiram seu conhecimento acerca do protocolo básico do tratamento. “Além de tudo, foi motivador para que essa especialidade seja a opção de muitos colegas cirurgiões dentistas”.

Implantodontia

A palestra que seguiu com a programação oficial da semana foi “Alcançando Previsibilidade Estética em Implantes Imediatos” com o cirurgião dentista Rafael Cristo Ferreira, de Goiânia (GO). “A quantidade de pessoas entre acadêmicos e profissionais da área, sem contar a variedade nos temas de palestras torna esse evento muito rico cientificamente”, comentou. Sobre sua palestra ele afirmou não ser “apenas para quem faz implantes, mas para todos interessados no ramo da ortodontia. Os especialistas aprendem a fazer o procedimento, mas é necessário entender a reabilitação com implante”, finalizou.

A Semana Odontológica do Tocantins acontece no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar na 304 sul até o próximo sábado, com inscrições feitas no local.</p>