17/03/2016
A responsabilidade ambiental é uma discussão atual em todas as áreas e, a odontologia não fica de fora. A gestão dos resíduos dos consultórios deve ser uma preocupação primordial para os cirurgiões dentistas (CDs). Mas, como realizar o descarte correto dos resíduos sólidos do consultório e cumprir com esse compromisso ambiental?
Conhecer os processos de descarte dos resíduos sólidos é a melhor forma do cirurgião dentista participar e fiscalizar o processo de cuidado ambiental e, não ter uma coparticipação em um descarte errôneo. Antes de contratar uma empresa de descarte deve-se observar se ela tem todas as licenças necessárias, que são: a licença de operação fornecida pelo Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins e a licença ambiental para resíduos sólidos de saúde, onde comprova que a empresa está licenciada para todas as etapas do processo desde a coleta, transporte, armazenamento até o tratamento e destinação final.
Com objetivo de auxiliar os cirurgiões dentistas nessa procura por uma empresa que preenche todos os requisitos necessários para um descarte correto, a Associação Brasileira de Odontologia do Tocantins (ABO-TO) assinou convênio com a Família Ferreira Gonçalves Unida (FFGU), empresa responsável pelo descarte de resíduos sólidos que possui todas as certificações exigidas. Com o convênio, os associados da ABO-TO terão descontos de, no mínimo, 30%. Os interessados podem entrar em contato com o setor comercial nos telefones (63) 3361-7137 ou no (63) 8427-0788.
O presidente da ABO-TO, José Cláudio Lóis, explicou a preocupação da Associação. “Entendemos que acompanhar todas as etapas é uma responsabilidade do profissional, mas, essa procura pode ser complicada devido a quantidade de detalhes. Então, a ABO realizou esse convênio para facilitar essa procura, ajudando os profissionais”, destacou.
O sócio administrativo da empresa, Emanuel Gonçalves, destacou a importância do profissional estar atento ao descarte de resíduos sólidos. “Quem é produtor de lixo hospitalar é responsável junto com a empresa pelo descarte correto, então, é importante escolher uma empresa que está trabalhando dentro das normas. Essa parceria é importante tanto para empresa quanto para a ABO. Eu também sou dentista e tenho essa preocupação com a classe”, reforçou.