04/09/2013
<p style="text-align: justify;"> A responsabilidade civil do dentista foi o tema de uma palestra promovida pela Associação Brasileira de Odontologia do Tocantins (ABO-TO), ministrada pelo especialista em direito civil e processual, Luiz Modolo, na última terça. Durante a palestra foi abordado como os profissionais da odontologia podem evitar conflitos judiciais diante de um dano eventualmente causado a um paciente. Conceitos sobre a responsabilidade civil e casos concretos, com resultados também foram apresentados.
O principal elemento apontado por Modolo para evitar qualquer conflito é a informação. “É necessário informar o paciente muito claramente do que vai acontecer durante o tratamento, qual o resultado que pode ser atingido e se existe alguma possibilidade de não atingir o resultado esperado. Informar o paciente é tudo que o profissional precisa para se precaver de qualquer conflito”, disse o palestrante.</p> <p style="text-align: justify;"> De acordo com o palestrante a responsabilidade civil também está aliada a gestão do consultório. Modolo orientou que o profissional implante um sistema operacional como um questionário, por exemplo. “O paciente responde o questionário e assina em baixo dizendo que as informações são verdadeiras. Isso pode evitar uma futura ação judicial”, acrescentou.
Modolo também recomendou que a primeira consulta do paciente fosse acompanhada por uma terceira pessoa, que pode ser usada como testemunha futuramente, e que o cirurgião dentista ofereça por escrito para o paciente todas as orientações sobre o procedimento.
A palestra faz parte de um projeto de educação continuada da ABO-TO intitulado Prata da Casa. As palestras são oferecidas de forma gratuita toda primeira terça-feira do mês. Para participar é necessário entrar em contato com a ABO-TO no (63) 3214-2246.</p>