02/01/2012

Pela primeira vez na história da ABO Nacional, a entidade conquistou, por consenso, uma vaga como conselheiro efetivo no Conselho Nacional de Saúde (CNS), válida para os próximos três anos – a entidade já havia atuado por três anos como suplente. O resultado foi anunciado no dia 25 de novembro, em Brasília, quando se realizou a eleição das entidades participantes do órgão para as vagas de titular e suplente. A Federação Interestadual de Odontologistas (FIO) também foi eleita como titular e o Conselho Federal de Odontologia (CFO), como 1º suplente.

O CNS tem um papel importante para a saúde no Brasil, pois funciona como um instrumento de controle social, através do qual diversos segmentos da sociedade (usuários, gestores e trabalhadores) participam, ao lado do governo, da formulação, acompanhamento e controle de políticas públicas de saúde. Segundo Geraldo Alves Vasconcelos, representante da ABO na vaga, “a titularidade abre grandes possibilidades da entidade alcançar mais espaço e credibilidade no Ministério da Saúde, além de ser coadjuvante na fiscalização das políticas em saúde, especialmente em saúde bucal. Estou muito feliz de participar disso, que é um grande feito para a Odontologia e para a ABO”.

Esta conquista inédita e difícil de ser alcançada é resultado de um trabalho sério e permanente realizado nos últimos seis anos pela entidade, encabeçado por Vasconcelos, Luiz Roberto Craveiro e Edi Sinedino, e apoiado e incentivado pela diretoria da ABO Nacional. A entidade, inclusive, foi a única que teve 100% de participação nas reuniões do CNS, objetivo traçado e alcançado pela diretoria da entidade. “Isso foi fator determinante para conseguirmos a vaga que há muito perseguíamos no mais importante fórum de debates e decisões sobre saúde. Queremos também parabenizar a FIO e o CFO pelo trabalho que culminou com a eleição de seus representantes, garantindo o espaço político para lutar por uma melhor saúde bucal para a população brasileira e defesa da Odontologia", diz Norberto Lubiana, presidente da ABO Nacional.