20/10/2017

Um bom planejamento e tecnologia. Dois aliados que podem fazer a diferença na execução de procedimentos estéticos na odontologia. O assunto norteou o curso de aperfeiçoamento “Abordagem Contemporânea de Procedimentos Estéticos”, ministrado pelo professor Maciel Júnior, na noite de quinta-feira, 19, no auditório do Sebrae, em Palmas.

Durante o curso, que contou com cerca de 100 pessoas, entre profissionais e estudantes de odontologia, Maciel Júnior explicou que os custos com tecnologia são altos e pode afastar em um primeiro momento o profissional, mas que é possível ter acesso a essas informações através de cursos e de um bom laboratório.

“Pode-se trabalhar com grandes laboratórios, que já têm esse recurso digital, como recurso de frisagem, de impressão, de escaneamento. Eu não preciso ter no meu consultório, mas se o meu laboratório me fornece um recurso desse eu consigo explorar”, diz, acrescentando que com esses métodos o trabalho fica mais previsível. “A partir do momento que você cria imagens virtuais, você tem aquilo gravado, você pode repetir várias vezes até conseguir o êxito”.


Maciel Júnior apresentou várias formas de se trabalhar com recursos digitais por meio de casos de sucesso, mas afirmou que a tecnologia na odontologia é uma novidade que ainda precisa ser bem avaliada. “A curva de evolução, de aprendizagem é grande pra todo mundo e a gente está no início dessa curva, então não venho mostrar o que é o certo, venho mostrar o que está acontecendo. Se é melhor ou pior é uma resposta que teremos em longo prazo”.

O professor alertou ainda para que tantos os profissionais quanto os professores fiquem atentos a essas modificações, “o que vem dando certo nas mãos de outros colegas, o que vem dando errado e assim todo mundo consegue crescer de uma maneira mais democrática, mais uniforme”.

Curso
A inciativa, que antecede as comemorações do Dia do Dentista, celebrado em 25 de outubro, foi da Associação Brasileira de Odontologia do Tocantins (ABO-TO),  do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO-TO) e do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (Sicideto).

“Nós, profissionais, precisamos estar sempre reciclando, e a troca de experiência é sempre importante. Em cursos como esse, descobrimos o que podemos aperfeiçoar o que podemos fazer diferente”, disse o presidente da ABO Tocantins, Frederico Guedes Valadares, complementando que a ABO-TO está sempre investindo em capacitações para os profissionais do Estado.