23/10/2018

A Associação Brasileira de Odontologia, seção Tocantins (ABO-TO), promoveu nesta terça-feira (23), o curso "Odontopediatria Clínica Baseada em Evidência: desafios e considerações”, com a coordenadora do curso de Especialização em Odontopediatria da ABO-TO, doutora Cíntia Ferreira Gonçalves. O evento faz parte das comemorações do Dia do Cirurgião-Dentista, celebrado em 25 de outubro.

 Durante a capacitação, foram abordados alguns desafios na área de odontopediatria com base em evidência científica, dentre eles, os diagnósticos de cárie. “Muita coisa mudou no diagnóstico de cárie e ainda vem mudando e a gente precisa atualizar esses conceitos pra levar a prática para o nosso paciente”.

A doutora ressaltou que o grande desafio é unir a parte cientifica à parte prática no cotidiano das famílias. “Conseguir a adesão das famílias para essa prática, seja na parte preventiva ou para controlar a doença, que já está instalada, tem sido muito desafiador pra odontopediatria, disse, acrescentando que a questão da alimentação, da disponibilidade de flúor, da frequência de visitar o dentista são aspectos muito importantes. “Por que não é só eu ir ao dentista e restaurar um dente que tem uma cavidade, eu preciso controlar outros fatores da doença.”

Comemorações

O presidente da ABO-TO, Frederico Valadares, falou sobre a programação em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista. Ele ressaltou que a ABO-TO buscou trazer especialistas de fora, mas também inseriu profissionais do estado e da instituição, como a professora Cíntia Ferreira Gonçalves, para troca de experiências e conhecimento.

Participaram também os presidentes do Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas do Estado do Tocantins, Ricardo Martinez Camolesi e do CRO-TO, Rafael Marra Soares.