18/08/2022

A Associação Brasileira de Odontologia, seção Tocantins (ABO-TO), começou nesta quinta-feira (18/08), o curso Endokids, coordenado pelos professores-doutores Iusssef Mamede e Anelise Daher Vaz Castro.  Palmas é a 12ª cidade a receber o projeto, que surgiu na pandemia. Na sexta-feira, (19/08), a partir das 14 horas, outra turma participa da capacitação na sede da ABO-TO.

“O Endokids é um projeto criado com o intuito de levar para o tratamento da dentição decídua (dentes de leite) os avanços tecnológicos que nós temos na endodontia com dentes permanentes”, explica Mamede, ressaltando que há uma carência nesta parte da odontologia, “por isso, unimos a odontopediatria com a endodontia e surgiu a Endokids”.

Mamede diz ainda que o objetivo é capacitar o cirurgião-dentista, o odontopediatra a aplicar na sua rotina clínica os recursos tecnológicos da endodontia que já são usados em dentes permanentes.  “A literatura tem mostrado que a qualidade do tratamento endodôntico alcançado com essas tecnologias, com esses recursos aumentou muito. O resultado final é o nosso paciente, nosso bebê, nosso paciente jovem, nossa criança com uma sobrevida muito maior na qualidade desses dentes, na qualidade bucal”, finaliza.