22/08/2019

Começaram nesta quarta-feira, 21, as aulas da quinta turma de Especialização em Odontopediatria, coordenada pela doutora Cintia Ferreira Gonçalves. O curso tem duração de 24 meses e tem como objetivo principal a mínima intervenção em diversos tipos de procedimentos e nas várias áreas da odontopediatria. “Hoje a odontopediatria está baseada na odontologia minimamente invasiva. Quanto menos a gente tira de dente, com segurança, mantendo a saúde do paciente isso é o melhor pra ele”, ressalta a coordenadora.

A doutora Cintia disse ainda que houve uma mudança na odontopediatria e para melhor. “Hoje, a gente avalia o paciente como um todo, estabelece o diagnóstico da doença dele, o risco dele para desenvolver a doença e trata desse risco, não trata só a lesão no dente. A lesão no dente é uma manifestação de que tem algo desestruturado. Aí a gente vem com bastante antecedência tentando tratar o que causou aquela desestruturação”.

Nesse foco de prevenção, a professora explica que a Especialização tem alguns diferenciais, um deles é o atendimento a pacientes bebês. “A gente atende muito bebê, que é um público difícil de ser atendido dentro da odontopediatria. Atendemos também muito paciente com necessidade especial, damos ferramentas, capacitamos o nosso aluno a atender esse paciente também”.

O curso, que ainda está com inscrições abertas, é voltado para os cirurgiões-dentistas que se identifiquem com criança. “Pode ser recém-formado pode ter bastante tempo de profissão. Com certeza vai agregar muito pra ele. Não medimos esforços para adquirir conhecimento e transmitir esse conhecimento para os nossos alunos”.

O corpo docente é formado ainda pelos mestres Bruno Arlindo Costa e Ana Paula Mundim e dos especialistas  Pollyanna Ulhoa, Thaís Valadares, Domitila Travesin, Jaqueline Xavier e Mariana Lindemaier.