24/08/2013

<p style="text-align: justify;"> O encerramento da programação científica da II Semana Odontológica do Tocantins aconteceu neste sábado, 24, com a palestra “Recursos estéticos para soluções clínicas rápidas e eficientes em dentes vitais e não-vitais’, com o doutor em odontologia restauradora, Marcelo Balsamo. A palestra enfatizou resinas compostas, restaurações diretas e reabilitação de dentes tratados endodonticamente com núcleos estéticos.

Uma das novidades apresentadas por Balsamo foi uma resina que não utiliza o conceito da escala Vita (padrão mundial para determinação de cores dentais), que utiliza um conceito de escolha de cores de uma forma mais intuitiva, que também simula coloração gengival, confecção de papila artificial e outros tipos de correção.

De acordo com o palestrante, os pacientes têm procurado muito o clareamento e a aplicação de lentes de contato. “Eles querem mudanças drásticas no sorriso. O profissional precisa ter cuidado na preservação do aspecto biológico e manutenção da integridade da estrutura dentária e em um segundo momento orientar o paciente sobre a prevenção e manutenção dos dentes depois do tratamento”, frisou Balsamo.

A cirurgiã dentista, Ana Paula Reis, disse que o evento surpreendeu suas expectativas. “As palestras utilizaram linguagens que atingiram tanto os alunos quanto os profissionais. Os assuntos abordados foram muito interessantes. A organização do evento está de parabéns. Com certeza vou participar dos próximos”, acrescentou Ana Paula.

“É sempre importante estar em contato com outros colegas, trocando experiências para se manter atualizado, porque sempre tem alguma novidade. Não tivemos dentro do campo odontológico mudanças drásticas na parte de técnicas, mas os recursos oferecidos por equipamentos e materiais são muito grandes”, concluiu o palestrante.</p>