11/01/2016

- Fonte: http://www.oralb.com/

Escovação e uso de fio dental ao redor da ortodontia

Com a ortodontia, a higiene oral é mais importante que nunca. Isto se deve a que os braquetes têm pequenos espaços nos que ficam presas partículas de alimento e placa, e a limpeza insuficiente durante o tempo em que se usam braquetes pode causar manchas no esmalte e cárie ao redor dos braquetes ou das bandas.
Assegure-se de escovar os dentes com cuidado depois de cada comida com creme dental com fluoreto e uma escova de dente de cerdas macias. Enxágue minuciosamente e controle os dentes no espelho para assegurar que estejam limpos. Tome o tempo para usar fio dental entre os braquetes e por baixo dos fios, com ajuda de um passa fio de fio dental. Além disso, consulte com o dentista para limpar os dentes cada seis meses, a fim de manter sadias as gengivas e os dentes.
Pauta de cuidado da ortodontia

A seguinte rotina o ajudará a conseguir que a escovação diária e o uso de fio dental sejam simples e efetivos.
Prepare-se para a escovação. Retire os elásticos e qualquer outra parte móvel do aparelho de ortodontia.
Limpe os braquetes. Use a escova em ângulo de 45 graus, para limpar ao redor dos fios e pernos do aparelho. Escove a parte superior de cada fio e logo a parte inferior. (Tome o tempo necessário para assegurar a eliminação de toda a placa e os restos, e que toda a superfície ao redor dos dentes superiores e inferiores tenha sido trabalhada.)
Escove os dentes. Limpe cada dente de forma individual. Primeiro, coloque a escova em ângulo de 45 graus com relação à união entre o dente e a gengiva, logo faça pressão suave com movimento circular. Faça isso durante 10 segundos. Use a mesma ação de escovação em todas as superfícies internas e externas do dente, inclinando a escova segundo a necessidade, para atingir o interior dos dentes anteriores pequenos.
Use fio dental uma vez por dia com super floss, um tipo de fio dental para limpar ao redor de aparelhos como os braquetes. Peça ao profissional dentista que lhe demonstre como usar este fio dental, ou siga as instruções que aparecem no produto.
Enxágue e controle os dentes. Enxágue minuciosamente com água ou enxágue bucal, e examine os dentes e braquetes no espelho. Devem resplandecer, brilhar e sentir-se limpos.