22/08/2013

Roberto Caproni, um dos mais renomados profissionais da área, ministrou a palestra “Protocolo de gestão e mercado para profissionais da saúde - Como melhorar o seu resultado financeiro, qualidade de vida e prestígio social”. Saindo dos temas técnicos e específicos da odontologia, Roberto Caproni falou de gestão e mercado, ensinou como otimizar o resultado do consultório clínico. Segundo Caproni as pessoas buscam três fatores: um bom resultado financeiro, prestígio e qualidade de vida. As primeiras palestras da II Semana Odontológica do Tocantins aconteceram na manhã desta quinta-feira, 22, no auditório do Quartel da Polícia Militar do Tocantins.

O palestrante falou aos presentes que para ter sucesso é preciso também ter uma boa equipe de trabalho. “Você pode ser o melhor, mas se você não tiver uma equipe com as pessoas certas, você vai ter problema”, disse Caproni. Além disso, Caproni ensinou as pessoas que exercem cargo de chefia a otimizar o tempo. “É preciso aprender a delegar funções para as pessoas certas. Você vai apenas controlar o resultado produzido por elas”, falou o palestrante.

Roberto Caproni se posicionou contra as pessoas que trabalham por longos períodos e não possuem qualidade de vida. “Você trabalha para ter qualidade de vida e não para se escravizar”, declarou Caproni. O palestrante deu algumas dicas para trabalhar menos e ter lucro, como organizar as UNs (Unidade de Negócio) e ter um controle financeiro através de planilhas. Para ter prestígio social segundo Caproni, é necessário ser ético. O palestrante também deu muitas dicas para administrar com sucesso um consultório odontológico.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Odontologia no Tocantins (ABO-TO), Frederico Valadares assistiu a palestra e declarou que o que foi passado é fundamental para o sucesso da carreira.

Marcos Augusto Lenza foi o segundo palestrante da manhã com o tema “Bráquetes Auto-Ligados: futuro da ortodontia?”. Marcos Lenza falou da evolução da ortodontia e explicou sobre o bráquete auto-ligados (uma peça fixada no dente com um fio para corrigir os dentes, bem parecido com populares aparelhos ortodônticos, mas um pouco mais moderno).

Lenza mostrou o que há de mais atual na ortodontia, mas alertou para o trabalho do profissional. “O bráquete é apenas um meio para tratar o paciente, se o profissional não tiver conhecimento não vai conseguir colocar os dentes no lugar”, disse Lenza.

Participaram das palestras alunos de odontologia, odontólogos e até médicos vindos de diversas cidades do estado, como Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. O ciclo de palestras da II Semana Odontológica do Tocantins continua até sábado.