23/06/2015

O Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO-TO), o Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (SICIDETO) e a Associação Brasileira de Odontologia Seção Tocantins (ABO-TO), repudiam o quadro veiculado no programa ZORRA TOTAL da Rede Globo, na noite de sábado (20), onde encenou uma personagem se passando por uma cirurgiã-dentista agindo totalmente fora dos padrões éticos, morais e legais defendidos e difundidos por estas entidades.

Reconhecemos a importância e o alcance que o programa tem, mesmo sendo humorístico não podemos coadunar com a divulgação de tal personagem, em detrimento da reputação de toda uma categoria profissional, que contribui com a melhoria da saúde da população brasileira, dando mais dignidade e qualidade de vida a todos.

Sabemos que o direito à liberdade de expressão, uma das características da sociedade democrática conquistado a duras penas, não pode mais ser alvo de censura, como outrora, porém, difundir o exercício profissional da odontologia vinculado às práticas criminosas e ilegais, fere frontalmente a dignidade dos mais de 250 mil profissionais brasileiros.

Sabendo que existem bons e maus profissionais em todas as categorias e o CRO-TO sendo responsável pela fiscalização do exercício profissional da odontologia, julgando e punindo de acordo com a legislação pertinente as más práticas profissionais, juntamente com o SICIDETO e a ABO -TO, não poderiam deixar de manifestar a indignação com a forma escolhida de fazer humor, achincalhando o exercício profissional da odontologia e prestando um desserviço a toda classe odontológica.