23/08/2013
As palestras desta manhã de sexta-feira, 23, da II Semana Odontológica do Tocantins foram marcadas pelo grande enfoque na saúde, não apenas odontológica, mas em âmbito geral.
A primeira palestra do dia teve como tema “As várias vertentes da atuação odontogeriátrica: ambulatório, domiciliar e hospitalar” e foi ministrada pelo Dr. Alexandre Franco Miranda.
A palestra abordou a expectativa de vida no Brasil, que atualmente é de 75,84 anos. Com o maior acesso a atendimento médico, medicamentos, atividades físicas e informação, é possível prever que, futuramente, essa média será ainda maior.
O palestrante enfoca a importância de investir no envelhecimento, já que cada vez mais aumenta o número de idosos preocupados com saúde e estética. O dentista precisa estar preparado em seus conceitos e preconceitos, para tratar do idoso com qualidade.
“O objetivo do curso foi direcionar o atendimento na odontologia, buscando promover qualidade de vida e saúde ao paciente idoso”, disse o palestrante Alexandre Franco Miranda, que exemplificou as atividades de saúde bucal e das relações multidisciplinar entre dentistas e médicos.
A segunda palestra “A importância dos vírus causadores da imunodeficiência humana (HIV) e Hepatites Virais na prática odontológica” foi ministrada pelo Dr. Flávio Augusto de Pádua Milagres, que contextualizou os modos de transmissão, detecção e diagnóstico do HIV e Hepatite, enfocando as repercussões dessas doenças na saúde bucal. A imunodeficiência afeta o corpo inteiro do paciente e uma das formas de detectá-la é através da boca.
A II Semana Odontológica é um evento organizado pela Associação Brasileira de Odontologia – seção Tocantins (ABO-TO) e acontece até este sábado, no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.