02/04/2014

<p> <span style="font-size:12px;">Os professores Eduardo Nunes, Maria Aparecida Sobreiro, Elghislaine Xavier da Associação Brasileira de Odontologia seção Tocantins (ABO-TO) realizaram um artigo com o tema Braquetes autoligáveis: vantagens do baixo atrito. O artigo foi publicado na Revista Amazônia.

Na pesquisa, os professores abordaram as facilidades que os Braquetes autoligáveis permitem ao paciente. Os Braquetes são suportes utilizados para controlar o posicionamento dos dentes, sendo antes utilizados com as ligaduras elásticas, popularmente conhecidas como “borrachinhas”. Os Braquetes autoligáveis facilitam o movimento e diminuem o atrito. Além disso, utiliza-se um fio termo ativado, uma liga que permite a ativação pela temperatura da boca. Ao contrário do convencional que precisa sempre de manutenção, permite que o paciente volte ao consultório com um espaço maior de tempo e diminui o prazo para o tratamento.

A doutora Elghislaine Xavier esclarece que o custo benefício torna o aparelho mais acessível, principalmente pela facilidade do tempo, mas que existem algumas contra-indicações. “Não é todo mundo que pode usar, por exemplo, o paciente que tem muita perda óssea, que não tem osso suficiente, não pode. Porém, para o paciente que tem dentes amontoados, o autoligável traz grandes facilidades no tratamento”, explicou a doutora.

Leia o artigo na íntegra, <a href="https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CC4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fojs.unirg.edu.br%2Findex.php%2F2%2Farticle%2Fdownload%2F282%2F227&ei=tCc8U_fkH7HQsQScgoHoBw&usg=AFQjCNFwfEpjX2cjT1Gn_e9FEXszvoHcmQ&bvm=bv.63934634,d.cWc&cad=rja">clique aqui</a>.</span></p>