18/12/2022

Técnicas de restaurações estéticas anteriores, clareamento, restauração de resina composta, facetas e coroas totais fizeram parte da palestra “Reabilitação Estética Anterior: pinos, resinas e Facetas”, ministrada pelo professor Raphael Monte Alto na sexta-feira, 16, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

Durante o evento, o professor mostrou todo fluxo de trabalho, tanto digital quanto o não digital e o convencional para facilitar a vida do dentista “para que ele possa escolher um fluxo mais interessa pra ele, o caminho que mais faz sentido e ele melhorar as restaurações dele”.

O professor falou ainda sobre as possibilidades tecnológicas e como elas podem ser inseridas de forma prática e momentânea. “Têm técnicas em que o dentista pode aplicar com mais recurso tecnológicos e com menos recursos também. Quando você pensa em técnicas de alta tecnologia tem que procurar um tipo de investimento. O dentista pode fazer vários investimentos ou pode fazer de forma mais simples e direta tentando fazer o melhor, naquele momento pra ele”, explicou.

Raphael Monte Alto alertou ainda sobre tratamentos odontológicos desnecessários. “Entender que instalações em dentes não são como pintar cabelo ou fazer algum tipo de tratamento cosmético.  É definitivo e irreversível. Quando ele faz uma alteração no seu dente, seja ela com desgaste ou sem desgaste com resina ou com cerâmica, é difícil conseguir reverter isso pra situação original. Então, tem que ponderar bastante”.

A palestra marcou o retorno dos eventos realizados pela ABO-TO com profissionais renomados da odontologia brasileira com o intuito de valorizar o cirurgião-dentista no contexto técnico-científico e sociocultural e contribuir com a política de promoção da saúde bucal da população. A presidente da ABO-TO, Dione Lima Teixeira esteve presente e reforçou a importância de fazer parte da instituição como associado.