30/04/2019

Durante os próximos dez meses, 21 alunos vão se capacitar no curso de Auxiliar de Saúde Bucal, com os professores mestre Bruno Arlindo de Oliveira Costa, Karina Maschietto, Ana Paula Lacerda e os especialistas David Filho, Pollyana Ulhôa e Juliana Alves. As aulas começaram no sábado, (27/4), na ABO-TO.

Serão oito módulos, divididos em teórico e prático. De acordo com o professor Bruno Arlindo, as aulas práticas serão divididas em clínicas de especialidade e no serviço público. “O auxiliar é o braço direito do cirurgião-dentista. Ele quem apoia o cirurgião-dentista no atendimento clínico, quem recebe o paciente é quem instrumenta o dentista”, ressaltou.

A profissão de Auxiliar em Saúde Bucal - ASB é regulamentada pela Lei 11.889/2008. O ASB é responsável por organizar o ambiente de trabalho, auxiliar cirurgiões dentistas em consultas e procedimentos, fazer o acolhimento dos pacientes, realizar ações de promoção de saúde, manipular materiais odontológicos, entre outras.

“Se você tem um auxiliar bom, capacitado, preparado, você consegue ter um trabalho mais efetivo, mais eficiente, trabalho mais rápido, mais dinâmico e isso faz com que a hora de trabalho do dentista seja mais bem valorizada”, acrescenta Bruno, dizendo que no serviço público já é exigida a carteira do CRO para exercer a profissão. “Muitos profissionais têm selecionado pessoas com formação. Isso dá um diferencial.”