06/11/2019

Os 230 idosos que participam das atividades do Parque da Pessoa Idosa de Palmas tiveram uma manhã diferente na terça-feira, 5. Eles receberam o projeto “Sorriso do Tamanho do Brasil”, realizado pela Associação Brasileira de Odontologia, seção Tocantins, (ABO-TO), em parceria com o Itpac Palmas.

A palestra ministrada pela responsável pelo projeto no Tocantins, Karina Karina Maschietto, pela professora do Itpac, Ana Paula Alves Lacerda e pela dentista Ketlin Lara Tosta Vanzo abordou a importância da prevenção da saúde bucal. “Existem doenças sérias que podem ser evitadas. Se tem dente na boca, tem que cuidar”, disse Ana Paula.

A prevenção ao câncer de boca e a higienização de próteses também foram abordadas. “A gente não pensa que promoção de saúde começa só quando se é criança. A gente promove saúde a vida inteira. A expectativa da população está aumentando e esses idosos têm muita vida pela frente, então, quando a gente busca essas parcerias o que a gente quer é dar qualidade de vida pra essas pessoas”, observou Karina.

A coordenadora do Parque da Pessoa Idosa, Silvanete Mota de Oliveira ressaltou a importância de parcerias que promovam a qualidade de vida dos idosos. “O nosso objetivo é através de atividades esportivas, de educação e cultura estimular a autonomia desses idosos”.

Ainda no evento, alunos do Itpac ensinaram os idosos a fazerem o auto-exame de prevenção ao câncer de boca. Houve também a participação de estudantes do curso de Saúde Bucal da ABO-TO. Quem participou da ação social, como a senhora Maria de Fátima, de 68 anos, aprovou. “A pessoa de mais idade precisa desses esclarecimentos”, disse.