10/05/2011

<em>O amor materno começa ainda na gestação – e também os cuidados, e a saúde bucal da mãe e do bebê, mesmo ainda no útero, merece atenção especial para garantir que os sorrisos mais genuínos, trocados entre mãe e filho, sejam muitos e sempre saudáveis</em>

É durante a gestação que devem ser tomados os primeiros cuidados com a saúde do bebê que ainda está em formação e, por isso mesmo, precisa de muita dedicação e atenção. A saúde bucal da mãe também não pode ser negligenciada. Com a proximidade do Dia das Mães, comemorado este ano no próximo domingo, 8 de maio, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) chama a atenção para como mãe e filho podem começar essa relação com sorrisos saudáveis.

Durante a gravidez, a futura mamãe deve incluir no pré-natal visitas ao odontopediatra, responsável pelas orientações quanto aos cuidados com a saúde da criança, e a um clínico, que vai atender a mãe e o núcleo familiar. Essas ações preventivas ajudam na manutenção da saúde bucal da mãe e da do bebê. Na gravidez, muitas mulheres descuidam, por exemplo, da higiene bucal, o que é um grande erro, porque, além de prejudicar a sua própria saúde, os problemas decorrentes disso podem afetar a criança. Uma infecção na boca pode se espalhar e prejudicar o bebê.

Saúde bucal começa na barriga – Sob forte influência dos hábitos da mãe, o bebê ainda em gestação também precisa de acompanhamento odontológico, e não há profissional mais indicado para isso do que o odontopediatra.

Na visita ao consultório, o cirurgião-dentista orienta a mulher quanto à interação dos seus hábitos com a formação do bebê. No quarto mês de gestação, por exemplo, começam a se formar as papilas gustativas da criança, e a alimentação da mãe nesse período terá grande influência na predisposição do filho a determinados tipos de alimento, por isso, deve-se ter cuidado com a ingestão de doces durante a gravidez, entre outras coisas.

Ao nascer, a criança precisa voltar ao cirurgião-dentista – desta vez, para que as condições da formação da boca sejam avaliadas. Se o único alimento do bebê é o leite materno, não há necessidade de higienização bucal. A próxima visita deve acontecer quando o primeiro dente nascer, para que novas orientações sejam dadas.

Cuidados como esses podem garantir sorrisos saudáveis para toda a vida.