26/10/2017
Um dia todo voltado para a saúde bucal das crianças, assim está sendo esta quinta-feira, 26, no Centro Municipal de Educação Infantil Pequeninos do Cerrado, na quadra 1306 Sul, em Palmas. A unidade escolar recebe o projeto "Um sorriso do tamanho do Brasil", da Associação Brasileira de Odontologia, seção Tocantins. Os alunos do curso de especialização em Odontopediatria da ABO-TO, em parceria com a equipe do programa BBCLIN, promovem, até o fim do dia, atividades de prevenção à saúde com pais e alunos. A programação também marca as comemorações do Dia do Dentista, celebrado no dia 25 de outubro.
Os 301 aluninhos, de 1 a 5 anos, do Centro de Educação Infantil, estão aprendendo a importância de cuidar bem dos dentinhos de forma lúdica, por meio de teatro infantil, gincana, pintura facial, palestras sobre saúde bucal, exame e higiene da boca dos bebês, e escovação assistida com distribuição de kits de higiene bucal para as crianças maiores. Na oportunidade, ainda está ocorrendo a revisão da caderneta, aplicação da vacina da gripe e vitamina A para àqueles não receberam na unidade de saúde.
Os pequenos estão atentos às explicações e muitos já aprenderam a lição, como afirma Ana Júlia Santos Azevedo, de 6 anos, “Eu gostei muito, tem que escovar os dentes pra eles ficarem limpinhos”. Já Gustavo Correia, de 6 anos, explica o passo-a-passo, “tem que escovar três vezes por dia, primeiro o fio dental e depois a escova”.
A ação também agradou os professores, “Eu achei muito importante, eles estão aprendendo de uma forma lúdica, brincando e isso reforça mais o trabalho que já desenvolvemos na escola sobre saúde bucal”, disse a professora do 2º período Ana Rita Batista.
A odontóloga Jaqueline Xavier, coordenadora do projeto no Tocantins, ressalta que a saúde bucal precisa iniciar na infância. “Tem que ser um hábito, e se os pais começam a incentivar desde cedo, mais fácil da criança aceitar. Tem crianças aqui na escola já com cárie, com dentinhos destruídos, o que provoca infecção, dói, mas isso afeta não só a saúde em geral, afeta a estética, a criança não quer sorrir, prejudicando a convivência social dessa criança e até o rendimento escolar”.
Odontopediatria
A ABO-TO iniciou em abril, a quarta turma do curso de especialização em Odontopediatria, ministrado pela professora doutora em ciências pela saúde, Cintia Ferreira. O curso tem como objetivo preparar os profissionais da odontologia para atuar com bebês, crianças na idade escolar, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.
BBClin
O projeto BBclin foi criado em 2015 tem como proposta orientar as futuras mães durante a gestação até o nascimento do bebê sobre os cuidados com a formação da dentição. O acompanhamento começa ainda no pré-natal, com o atendimento odontológico da gestante e posteriormente o acolhimento do bebê.